domingo, 27 de dezembro de 2009

A importância do esporte na sua saúde

O Homem moderno vem deixando de lado a prática de esportes, que muitas vezes levam essa pessoa a ter um estilo sedentário provocando assim uma má alimentação, deslechamento da boa forma do corpo, obesidade, estresse, facilidade de se misturar com tabaco, bebidas alcólicas, drogas em outros problemas que o esporte pode afastalas.

Motivos importantes para a prática da atividade física: Auto estim, capacidade mental, diminuição do colesterol, evita depressão, afasta o envelhecimento entre outros.

Avaliação Física:
 Antes de iniciar um programa de atividade física regular, é fundamental a realização de uma avaliação física para a prevenção de quaisquer riscos à sua saúde. Esta avaliação de estado de aptidão inclui quatro áreas:
  • força muscular
  • flexibilidade articular
  • composição corporal (Peso, altura, idade, imc)
  • capacidade funcional cádio-respiratória.  



Alimentação

  Uma boa alimentação é muito importânte para a prática de esportes, afinal você vai perder peso com a prática, necessitará de nutrientes e vitaminas para seu organismo.


Faça cerca de 5 a 6 refeições moderadas por dia,
O café da manhã deve ser rico e diversificado,
Elimine ou evite de sua dieta os alimentos que só contribuem com calorias e que não têm valor nutritivo.
Evite chá, café e álcool, pois podem causar uma indesejável diminuição da eficiência muscular.
Prefira água e sucos naturais, em detrimento de bebidas artificiais(refri).
Evite alimentos gordurosos, pois além de prejudicar o processo digestivo, aumentam o colesterol e o percentual de gordura no organismo.



Roupas adequadas para a prática de esporte

Não utilize aquelas que dificultam a troca de temperatura entre o corpo e o meio ambiente (evite tecidos sintéticos).
Prefira roupas claras, leves e que mantenham a maior parte do corpo em contato com o ar, facilitando a evaporação do suor.
Use tênis apropriado para a modalidade física escolhida.



Se preparando - Alongamento e Aquecimento 

O alongamento é a forma de trabalho que visa a manutenção dos níveis de flexibilidade obtidos e a realização de movimentos de amplitude normal, com o mínimo de restrição possível, preparando assim o corpo para a atividade a ser realizada, evitando riscos aos músculos esqueléticos, tendões e articulações. Ele deve ser realizado antes e após os treinos. Ao executar os movimentos, fique atento à postura correta, mantendo a respiração lenta e profunda. Assim os resultados serão melhores. Quanto mais você pratíca o seu alongamento, mais flexível você fica.
O aquecimento deve durar de 5 a 20 minutos, utilizando metade da sua capacidade máxima de condicionamento. Os objetivos deste preparo (aquecimento) são o aumento da temperatura corporal e a melhora da flexibilidade, evitando lesões nas regiões a serem estimuladas pelo exercício.

 Depois dos exercícios – resfriamento do organismo

Ao término do seu treino, não pare bruscamente: diminua progressivamente a intensidade da sua atividade. Com isso você conseguirá obter um estado de relaxamento do sistema nervoso central, aumentando a descontração da musculatura e otimizando a recuperação metabólica.
Sequência de alongamento para antes e depois da atividade física.

 Não seja retardado

Respeite seu nível de aptidão e seu condicionamento físico para não exceder limites e provocar possíveis lesões. Seu corpo precisa de tempo para sofrer as adaptações necessárias para a melhora de condicionamento. Isto significa que as melhoras são progressivas. A dor é um bom indício para a intensidade correta de estímulo a ser empregada.  
Traduzindo: Se doer, você para!




OBS: Pratique esportes pelo menos 2 ou 3 vezes por semana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário